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Aprenda já como aplicar os 3Ps: pessoas, processos e produtos

Pessoas, processos, produtos: são esses os componentes do modelo 3Ps, criado por Marcus Lemonis. O empresário, fundador da Camping World e apresentador do programa "O Sócio", transmitido pela Band, é um dos homens mais bem-sucedidos do mundo.

Para explicar todo esse sucesso, Marcus lista aquilo que aprendeu ao longo dos anos e que fez com que se tornasse próspero: os 3Ps. Hoje, então, vamos mostrar o que cada um deles significa, como impactam um negócio e por que você deve se preocupar em conhecê-los antes de fundar uma empresa. Vamos lá?

Por que 3Ps?

De acordo com o empresário, os 3Ps foram criados para potencializar empresas que estão no caminho do sucesso e falham por falta de orientação. Eles servem para resumir as prioridades de um negócio e alinhá-las.

Pessoas

Todos os 3Ps são considerados fundamentais para o sucesso das empresas, mas este é o primeiro grande desafio: trazer, para o seu negócio, as pessoas certas e colocá-las nas funções mais adequadas — o que é papel do gestor.

Para conseguir isso, ele deve desenvolver as características de um líder, tornar-se mais preciso, aprender a avaliar pessoas e dar exemplos no local de trabalho.

Processos

Processos consistentes, eficientes e claros representam outro princípio importante para um empresário considerar sua marca bem-sucedida. Sem reduzir custos e aumentar lucros, uma empresa continuará estagnada e não terá dinheiro para investir em outras áreas, como o marketing.

O bom empreendedor é aquele que explora diversas possibilidades até encontrar a mais adequada para superar os desafios de entregar bons produtos e serviços. Além disso, ele consegue ater-se a bons processos de negócios, como sistemas e fluxos de trabalho que funcionam.

Produtos

Sem um produto bom, nenhuma empresa funciona. Antes mesmo de abrir as portas, é preciso avaliar como o seu negócio entregará valor para o cliente e se ele terá público o suficiente para se manter no mercado.

Trabalhar com dados, em vez de intuição, é a melhor maneira de garantir um bom produto. Testar e ajustar as soluções é outro ponto importante para fazer entregas cada vez melhores.

Como aplicá-los na empresa?

Conhecer os 3Ps, por si só, não vai ajudá-lo a obter melhores resultados. Essas estratégias práticas para implementá-los na empresa, por outro lado, vão. Veja como utilizar esse modelo no dia a dia!

Capacite os colaboradores

Escolher as pessoas certas é apenas o primeiro passo. Capacitar o pessoal melhora não só a performance da empresa, mas também as taxas de retenção de colaboradores.

Seria perfeito encontrar, no mercado, equipes prontas para atender a todas as demandas do negócio, todavia, treinar pessoal para lidar com as particularidades do seu empreendimento é um ótimo investimento.

Documente e analise resultados

Para lidar melhor com processos, é preciso conhecê-los e monitorá-los. Por isso, documente como eles funcionam. Isso ajudará a informar novos colaboradores sobre como funciona a rotina da organização e a manter processos organizados.

Feita a documentação, será essencial definir métricas para acompanhar os resultados e descobrir o que precisa mudar. Com isso, você consegue perceber gargalos dentro do negócio e propor melhorias.

Abra espaço para a inovação

Com as pessoas certas e processos bem desenvolvidos, resta ao empreendedor um grande desafio: construir um ambiente e uma cultura que incentivem a inovação. Dar espaço para que os funcionários consigam fazer mais do que o próprio trabalho é o jeito certo de promover essa mudança. Dê autonomia aos times para que eles se sintam confortáveis para propor novas soluções.

Em seu programa, Lemonis atua salvando PMEs que enfrentam dificuldades para se estabelecer no mercado. É esse o seu caso? Então, veja pessoas, processos, produtos como a representação de uma possível solução.

Gostou de entender o modelo 3Ps e como ele pode conduzir o seu negócio ao sucesso? Ele é apenas uma das estratégias que organizações bem-sucedidas utilizam para se sustentar. Continue no blog e veja também como vendas e marketing podem trabalhar juntos para fazer da sua empresa uma líder de mercado!

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